A treta dos X-Men com os Inumanos

HQs terça-feira, 11 de abril de 2017

Os mutantes foram criados pra sofrer. Temidos e odiados, foram caçados, aprisionados, escravizados, infectados, torturados e quase extintos pela humanidade que juraram proteger. E tudo isso piorou quando a Marvel resolveu dar uma boicotada nos X-Men e tentou substitui-los pelos Inumanos, que até eram bons personagens, mas no desespero de torná-los tão populares quanto os mutantes, a Marvel acabou condenando-os a histórias rasas e medíocres. Mas não foi somente o lance editorial que tornou Inumanos e mutantes rivais, a névoa terrígena, responsável por despertar o poder dos Inumanos, tornou-se mortal aos mutantes e duas puta nuvenzonas terrígenas da porra foram soltas no planeta, o que culminou no inevitável embate entre as duas raças. Mas vamos por partes.

A Morte do X

A minissérie em quatro edições conta como Ciclope e Emma Frost descobriram da pior maneira que a névoa terrígena é mortal para mutantes. Pois é, enquanto uma raça proliferava, outra era extinta. Tendo conhecimento disso, Tempestade, que sempre foi uma líder muito melhor que o Ciclope, toma a decisão mais sensata e vai até Medusa, rainha dos Inumanos, trocar uma ideia e descobrir o que que tá pegando. E no mesmo momento em que Tempestade e Medusa formam uma aliança pra ajudar a conter a névoa terrígena, o Ciclope, bem loucão e com a ajuda da Emma Frost, projeta-se na mente de todos os habitantes do planeta e toca o terror, literalmente, dizendo que a névoa terrígena é do mal, que os mutantes tão fodidos e os Inumanos são bobos, feios e tem cara de melão.

Após, rolarem uns mal entendidos, umas atitudes precipitadas, umas “ajudas” do Magneto e umas embolações de porrada, chegamos ao fim da minissérie e descobrimos algumas coisas não muito legais. Com a ajuda de um mutante chamado Alquimista, uma das nuvens terrígenas é transformada em uma nuvem “normal”, isso é tido como um ato de guerra, e Raio Negro mata Ciclope na frente de todos. Ou não, já que nas últimas páginas descobrimos que Ciclope havia sucumbido à névoa terrígena ainda na primeira edição da minissérie e que o Ciclope que tomou todas as atitudes drásticas no decorrer da história era uma projeção mental de Emma Frost, que tornou seu amado líder mutante em um ideal, já que ideais não morrem.

Inumanos vs X-Men

Oito meses após a morte de Ciclope, algumas coisas estão diferentes pros mutantes. Fera está morando com os Inumanos e tentando descobrir porque caralhas a névoa terrígena ataca alguns mutantes, Tempestade lidera uma equipe de X-Men conhecida como Extraordinários X-Men e tem sua base localizada no Limbo, graças à Magia; Magneto, meio que contra a vontade de Tempestade e a maioria dos outros X-Men, lidera os Fabulosos X-Men, e tem sua base na Terra Selvagem, e Emma Frost está desaparecida desde o “enterro” de Ciclope, mas é claro que seja lá o que aquela bruaca esteja tramando, boa coisa não é.

E tudo vai pras cucuias quando o Fera descobre que os mutantes só tem mais duas semana antes que a névoa espalhe-se por completo e extermine os mutantes de uma vez por todas, deixando apenas duas alternativas aos X-Men: Deixar o planeta ou destruir a última névoa terrígena, o que é claro, significa que entrarão em guerra com os Inumanos. E como o nome da saga é Inumanos vs X-Men e não Até Logo e Obrigado Pelos Peixes Mutunas, acho que sabemos qual a escolha dos mutantes.

O grande problema aqui, é que tudo poderia ser resolvido com confiança e uma boa conversa, afinal, Medusa, antes de ser uma Inumana, é líder de uma nação. E uma boa líder por sinal, e jamais optaria pela extinção de toda uma raça apenas pra fazer seu povo ganhar poderes. E é justamente o que acontece no final. Com a ajuda dos Inumanos, os X-Men destroem a última névoa terrígena e descobrem que toda a guerra não passou de uma grande tramoia de Emma Frost, que queria vingar a morte de Ciclope. No final, Inumanos vs X-Men repetiu o mesmo erro de Vingadores vs X-Men, onde não haveria lado certo/errado na guerra, mas no final, como sempre, você decide a culpa caiu sobre os mutantes. Porém, diferentemente da saga de 2012, Inumanos vs X-Men serviu pra devolver o status quo dos X-Men, que formaram novas equipes e, automaticamente, novas revistas. Não que isso signifique qualidade, mas pelo menos tão investindo no gene X de novo.

E agora, José?

Agora que tudo se acalmou e um enorme elefante instalou-se na sala dos X-Men e dos Inumanos, a galera decidiu tocar o barco. Do lado dos X-Men, Tempestade, que não tá nada feliz com as decisões que tomou durante a guerra com os Inumanos, vai até Kitty Pryde, que abandonou os Guardiões da Galáxia, e pede pra que ela lidere os X-Men. Após um pequeno tour pela escola, Kitty decide ficar e anuncia as mudanças que estão por vir. E aí temos um anúncio das novas revistas X que estão por vir. X-Men – Gold conta com Kitty Pryde, Colossus, Noturno, Logan, Tempestade e Rachel Summers, e tenta resgatar os bons tempos dessa que foi uma das melhores formações dos X-Men. Já X-Men – Blue é focada nas aventuras dos cinco X-Men originais (Jean Grey, Ciclope, Fera, Anjo e Homem de Gelo) que foram trazidos pra esse tempo em 2012. E Surpreendentes X-Men, formada por Logan, Psylocke, Fantomex, Arcanjo, Bishop, Vampira, Gambit e Mística, fecha o trio de revistas com X-Men no título.

Mas isso não significa que não existem outras revistas do universo X por vir. Como é o caso de Geração X, onde Jubileu ensina e treina uma equipe de jovens mutantes formada por Quentin Quire e outros personagens criados nos anos 2000 que ninguém lembra o nome. E Arma X, formada por Logan, Dentes de Sabre, Lady Letal, Dominó e Apache, e já tem um crossover marcado com o novo Hulk (Amadeus Cho) pra deter uma puta duma arma de destruição mutante que é nada menos que uma criatura híbrida entre Hulk e Wolverine. E é claro, existem as revistas solo também. Além de Old Man Logan e Wolverine (X-23) continuarem com suas mensais, Cable, Jean Grey e Homem de Gelo também ganham suas próprias revistas solo.

Já do lado dos Inumanos, apenas quatro revistas foram anunciadas até o momento. Inumanos – Royals acompanhará Medusa, Raio Negro, Cristalys, Gorgon, Marvel Boy e mais alguns, em uma busca espacial pela origem da Terrígena. Já Guerreiros Secretos focará nos novos Inumanos que ficaram na Terra e contam com Tremor, Karnak, Garota da Lua e Dinossauro Demônio, Miss Marvel e Inferno. Quanto as revistas solo, apenas o ex-rei Raio Negro garantiu título próprio até o momento, mas é claro que com a crise editorial pela qual a Marvel tá passando muita coisa pode mudar nesse planejamento todo e muitas dessas revistas, tanto de mutantes, quanto de X-Men, devem cair e algumas novas devem surgir. O que resta é torcer por mais qualidade e menos gente idiota torcendo o bico por causa da diversidade.

Leia mais em: , , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

busca

confira

quem?

baconfrito